quarta-feira, 6 de abril de 2011

Um Brasileiro em meio à tragédia no Japão

Meu antigo professor de Japonês e amigo dileto, Hendrik sensei, vive hoje no Japão onde faz mestrado em história. Todos os seus alunos, amigos e colegas de treino ficamos muito preocupados ao saber do Tsunami, ele logo nos tranqüilizou por email afirmando que estava tudo bem com ele. Recentemente o Hendrik nos enviou um relato de suas experiências com os efeitos de toda a destruição causada pelo terremoto e subseqüente Tsunami e eu transcrevo suas palavras aqui. O texto não possui acentuação, tenho amigos na China que sempre enviam mensagens assim, pois o teclados normalmente são diferentes dos teclados feitos para as peculiaridades da língua portuguesa, mas o que vale é o espírito de Budo que emana das palavras do meu amigo.

Ola pessoal,
Oss!!! O espirito do budo esta na prontidao de lutar pelo irmao!

 Vou tomar o tempo de vcs, mas nao poderia deixar de relatar as minhas experiencias.
Estou trabalhando como voluntario em um grupo que ajuda criancas vitimas do desastre em Iwate na cidades de ootsuchi. Como hoje e minha folga, resolvi escrever para vcs.

  O trabalho e muito pesado, eu nao tenho palavras para descrever o estado em que ficou
a cidade(?) praticamente desapareceu. Carro por cima de casa, casa de cabeca para baixo como se fosse de isopor. Mas nao quero falar sobre isso agora. Estava meio preocupado com que tipo de gente eu iria me deparar aqui, pessoas que perderam suas casas, familias.... tudo!!!! Todos tem que comecar do zero. Inclusive as criancas. Estava preparando meu coracao para ser recebido com palavras grosseiras e magoas de pessoas que nao tem mais nada a perder. Mas foi completamente o contrario!!!! Todos nos tratam com carinho e educacao ao ver como cuidamos das criancas deles e trabalhamos com com a comunidade!!! Falta voluntarios para trabalhar conosco. Fazemos muito chikara shigoto tambem. Comida, material didatico etc, tem bastante pq outras partes do Japao nao param de enviar. O que falta e mao de obra para distribuicao. Fico emocionado em ver um povo que mesmo nao tendo mais nada, respeitam o espaco do outro, dividem tudo, nao furam fila...Mesmo pra mim eles sempre me agradecem e alguem traz alguma comida dizendo " otsukaresamadesu, obrigado por todo esse trabalho que vcs fazem por nos", juro que nao da pra conter as lagrimas de emocao em ver gente que com tanto sofrimento consegue ser gentil e trabalhar em uniao.Ate as criancas, dividem okashi que distribuimos e os mais velhos nos ajudam a cuidar dos mais novos. Muitos dizem que o povo japones e individualista, mas nessas horas, na dor e na experiencia, vi pessoalmente que esse povo
sabe agir com UNIAO e ESPERANCA!!! Digo isso, nao por que ouvi falar, mas sim pq esto sendo testemunha todos os dias em que estou aqui.
  Pode-se notar estresse e nervosismo nas criancas, entao quando nao estamos com chikarashigoto estamo correndo para "cima e para baixo" com elas para liberarem bastante energia. Acordamos 6:30 e vamos dormir as 11:30. E bem puxado.
Outra coisa impressionante e ver como estradas arruinadas, em um dia ja estao reconstruidas.
Bom, vou ficando por aqui.
Amanha tem mais combate!!!

Keizoku ha chikara nari (danketsu mo ne!)

Um comentário:

  1. caramba! que texto lindo! Esse espírito de colaboração, trabalhar junto, sabe, essa é a semente que deve ser plantada !Só isso! Remove montanhas, gira e transforma o mundo ! perfeito!

    ResponderExcluir