domingo, 14 de novembro de 2010

Ben 10 Ultimate Alien





O meu blog não possui uma temática específica, na realidade ele surgiu devido ao fato de que eu costumo escrever em profusão e apenas algumas pessoas lêem o que escrevo. Mas mesmo sem uma temática específica, normalmente meus textos aqui versam sobre meus interesses, alguns bem sisudos, outros nem tanto. Um dos meus interesses mais lúdicos é por desenhos animados, e já escrevi aqui sobre o mangá e anime Naruto, o meu preferido. Pois bem, hoje vou escrever sobre a nova série do Ben 10: Ultimate Alien.

O título se refere ao novo poder do Omnitrix, um mecanismo evolucionário que permite que alguns dos aliens (ou todos, isso não fica claro) se transformem em versões mais fortes deles mesmos. O desenho mantém o mesmo padrão de Ben 10 Alien Force, com algumas novidades no enredo e com roteiros um pouco mais interessantes que os da série que o precedeu. Devo dizer que a série original foi para mim uma grata surpresa, em meio aos desenhos normalmente chatos ou simplesmente infantilóides normalmente produzidos nos EUA (reclamar da puerilidade de um desenho me parece um tanto estranho mas...) a série Ben 10 saltava aos olhos pela criatividade do argumento, a diversão, e a qualidade do roteiro, além do fato dos personagens se desenvolverem ao longo da série. Com alguns personagens realmente memoráveis como o vovô Max e Kevin, que é um dos vilões nessa primeira temporada. No entanto, Vilgax, o principal antagonista deixava muito a desejar. Ele era basicamente um clichê, super poderoso e mal (sem motivo ou explicação aparente) e desejava o omnitrix para dominar o universo, nada mais batido. Para piorar o clichê, por mais forte que ele fosse, e por mais recursos que tivesse a sua disposição, era repetidas vezes derrotado.

A nova série Ultimate Alien, conta com algumas novidades no roteiro que a torna um pouco mais interessante. Ben se tornou famoso, um moleque colocou na internet provas de que ele é um herói capaz de se metamorfosear em aliens. Com a fama repentina surgem inúmeras complicações que a série explora de maneira interessante. O novo poder do omnitrix, apesar de trazer alguma novidade, não acrescenta muito a série e a torna mais parecida com sucessos como Pokémon, pois nessa nova fase além das evoluções, Bem pode colecionar DNA alienígena para novas transformações. Mas a grande novidade que tem tornado a série bem mais interessante é o seu novo vilão: Agregor.





Diferente de Vilgax, Agregor está longe de ser um clichê (claro que há elementos inevitáveis), por exemplo, ele não dá a mínima para o omitrix. Além disso, ele é poderoso e cheio de recursos, mas diferente de Vilgax, isso não é o principal. Agregor é um Osmosian e basicamente possui os mesmos poderes que Kevin. Com o advento de Agregor fica explicado que o pai de Kevin também era da espécie de Agregor. Ambos podem absorver matéria e energia. Esse poder está longe de ser uma novidade, um vilão de quinta categoria da Marvel Comics, o “homem absorvente” já possuía essas habilidades. Copiar esses poderes também não é novidade, um dos personagens do descartável Gen 13 – série de quadrinhos da Image – também demonstrava essas habilidades, mas Agregor e Kevin são bem mais interessantes que ambos. Diferente de Vilgax, Agregor se vale principalmente de sua inteligência, ele nunca confronta Ben desnecessariamente, e quando o faz, costuma derrotá-lo com facilidade. 


Num episódio, Agregor está em busca de um artefato, Ben, Kevin e Gwen vão a um planeta inóspito conseguir o artefato primeiro. Os três derrotam dezenas de aliens, um monstro de duas cabeças e inúmeras armadilhas e diante da entrada da câmara do artefato, Kevin e Ben têm que erguer uma porta pesada e Gwen vai a frente pegar o artefato enquanto eles fazem força. Infelizmente ela desmaia devido a um ferimento com um dardo envenenado e os dois ficam sem saber o que fazer. Nesse exato instante surge Agregor, que os estava seguindo e deixando todo o trabalho para eles, pega calmamente o artefato e parte.

A personalidade de Agregor e seus métodos, muito mais sutis e refinados do que os de Vilgax, que era basicamente um brigão, tornam a série bem mais interessante. No mais, a nova fase permanece muito parecida com a fase que a precedeu, mas sem o clima de “arquivo X” que caracterizou Ben 10 Alien Force. A nova série também traz dicas de que haverá uma continuação, e algumas vezes utiliza uma metalinguagem bastante sutil e inteligente, como quando num episódio um apresentador de TV resolve atacar Ben ao vivo e ao ver os índices de audiência declara extasiado “as pessoas adoram assistir Ben 10”.

Apesar de interessante e divertida, a série está longe da qualidade dos melhores animes japoneses ou mesmo do desenho americano Avatar: the last airbender. Até o momento, mesmo com seus pontos fracos, a série não me desapontou num dos quesitos principais: diversão. O que é bom, tive ótimos desenhos para assistir quando era moleque, como o inesquecível Jonny Quest, e quero que meu filho Ícaro tenha também boas lembranças. Sei que Ben 10 certamente vai figurar entre as recordações agradáveis da meninice do Ícaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário