terça-feira, 10 de maio de 2011

Generator Rex





Novo (nem tão novo assim) desenho do Cartoon Network, que claramente se inspira no sucesso de Ben 10 sem necessariamente ser uma cópia. Nada de aliens como em Ben 10, o herói de Generator Rex luta contra “EVOS”, criaturas que tiveram suas moléculas alteradas por nanotecnologia e foram transformadas em monstros descontrolados. A premissa do desenho é que aconteceu um evento cataclísmico que espalhou “nanitas” por toda a superfície do planeta, infectando todos os seres vivos da terra. Essas máquinas do tamanho de moléculas passam a maior parte do tempo dormentes, e não causam mal algum as pessoas e animais, mas de vez em quando elas se ativam e transformam alguém ou alguma coisa em um monstro horripilante.

Para lidar com essa bagunça foi criada uma agência governamental chamada “Providence”, e sua maior arma é o herói do desenho animado Rex. Rex é um adolescente cabeça oca normal, exceto pelo fato dele ser um EVO imensamente poderoso capaz de transformar seu corpo ou partes dele em veículos e armas gigantes, além de ser capaz de extrair os nanitas dos corpos de pessoas contaminadas fazendo-as reverter a sua forma original. Os parceiros de Rex são um macaco inteligente e um super-agente sisudo de paletó verde chamado número 6 – seu visual e personalidade são claramente inspirados no agente Smith de Matrix – além de um amigo aparentemente normal, Noah, que o segue em suas aventuras.




O desenho possui muita ação, o visual dos monstros é sempre muito interessante e bizarro, mostrando uma clara inspiração do universo ficcional de H. P. Lovecraft; o visual de Rex e seus poderes também são interessantes, todavia não há muito conflito. Rex possui amnésia e não sabe quem é ou de onde veio, e um dos principais conflitos que enfrenta é ser um adolescente preso em uma base militar cheia de regras onde ele não passa de uma arma e sua tentativa de ser “normal”, um grande clichê do gênero.




Há um grande vilão e uma gangue de vilões super poderosos, um mistério envolvendo o evento que levou ao surgimento dos EVOS e com relação ao próprio Rex, mas isso é mal explorado. Tirando as cenas de ação, o desenho não empolga, os personagens são pouco críveis e os bons ganchos da história – como o clima de paranóia e conspiração na Providence, ou o triangulo amoroso entre Rex, Holiday a médica da Providence e o número 6 – são parcamente explorados. Generator Rex está longe da qualidade de um Avatar: A lenda de Ang, ou das várias séries Ben 10. Com personagens excessivamente caricatos, motivações mal definidas e um roteiro fraco, a série empolga apenas pelas lutas e cenas de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário