sexta-feira, 21 de outubro de 2011

American Vampire



Revista ganhadora do prêmio Eisner (a mais importante premiação da indústria dos quadrinhos), idealizada pelo escritor Scott Synider e ilustrada por Rafael Albuquerque. Em seus cinco primeiros números  contou com a participação de ninguém menos que o renomado escritor de terror Stephen King.

Em outro post eu falava da "onda de vampiros", bem, nesse verdadeiro vagalhão de seres da noite, finalmente surgiu algo de novo e realmente interessante para renovar o gênero. Uma das premissas da história é a de que existem linhagens de vampiros (até aí nada de novo, essa era uma das premissas básicas do Vampire the Mascarade), a novidade na história de Synider é que essas linhagens surgem do contato do sangue vampírico com determinadas populações humanas, e representam estágios evolucionários dos mortos vivos.



A história se inicia no "velho oeste", com o surgimento dos primeiro "vampiro americano", o cowboy homicida e sem escrúpulos Skinner Sweet. Vampiros europeus, da raça dominante conhecida como Carpathians, estão infiltrados na sociedade do novo mundo, principalmente nos negócios: eles são ricos, poderosos e influentes. acidentalmente Skinner é transformado em vampiro, depois de roubar o banco de um sanguessuga. Sua força e velocidade são maiores do que a dos vampiros europeus e ele não é afetado pelo sol. Somente com o correr das edições as fraquezas de Skinner são reveladas.

A história prossegue passando pelo velho oeste, a grande depressão, até a segunda guerra mundial, mostrando várias linhagens de vampiros, e sempre apresentando novos e intrigantes personagens.

Snyder me mostrou algo fundamental, histórias de vampiros são, no fundo, histórias sobre pessoas, importam menos os poderes e fraquezas dos vampiros e mais sua personalidade, motivações e sentimentos. Nesse sentido, a história é magistral, com alguns dos personagens mais interessantes que já vi numa história em quadrinhos, desde o sociopata Skinner Sweet, que abraça de corpo e alma sua transformação, até o incorruptível policial Cash, da cidade de Los Angeles, passando por muitos outros personagens incríveis.

Para os fãs de vampiros, ou simplesmente para os fãs de uma boa história, American Vampire é uma excelente pedida, realmente uma revista em quadrinhos imperdível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário