quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Pós-Graduação em Psicologia Junguiana - Coordenação Prof. Ms. Heráclito Pinheiro


A pós-graduação em Psicologia Junguiana teve seu projeto político-pedagógico elaborado a partir daquilo que Jung considerava como necessário e indispensável para qualquer um que desejasse compreender sua teoria e método terapêutico. Em carta datada de 1935, destinada ao Dr. Otto Körner, falou sobre o currículo básico para um psicoterapeuta:


Acho que seria proveitoso se o senhor comunicasse ao Prof. K a minha opinião sobre o currículo (da psicoterapia). Há tempos mandei ao professor Goring um memorando nesse sentido. Exijo sobretudos conhecimentos psiquiatria clinica e das neuropatias orgânicas. Em segundo lugar uma analise didática, 3. Certo grau de formação filosófica, 4. Estudo da psicologia dos primitivos, 5.ciência comparada das religiões, 6. Mitologia, 7. Estudo de psicologia analítica, começando pelo conhecimento da técnica de diagnóstico das associações, da técnica de interpretação de sonhos e fantasias, 8. Aperfeiçoamento da própria personalidade, a saber, desenvolvimento e diferenciação das funções que precisam de formação. Estas são as exigências que faço a um aluno. Naturalmente há poucas pessoas que podem satisfazer estas exigências, mas desde sempre me recusei a produzir artigos em série. Sobretudo não gostaria de dar a impressão de que acho que a psicoterapia é um brinquedo intelectual de crianças. (Jung, 2001, p.201).

Seguindo as exigências proposta por Jung, elaborei nossa grade, no que concerne a exigência número 3 “certo grau de formação filosófica”, há, em nosso currículo, 3 disciplinas de filosofia, enfocando os principais filósofos que influíram no pensamento de Jung, ou com os quais teve de dialogar, com especial destaque para Kant a quem ele se referia como “o meu filósofo”, bem como os filósofos do movimento romântico e Platão, Aristóteles e Heráclito. Nosso professor das disciplinas de Filosofia é Getúlio Zagreu, graduado e mestre em Filosofia pela UFC (o currículo de todos os professores está no final desse texto). No que concerne à psicologia dos primitivos, temos uma disciplina de introdução a Antropologia e outra de Antropologia Religiosa, ministradas pela professora Eliana Coelho, graduada e mestra em Sociologia pela UFC.  Quanto à exigência número 5, sobre ciência comparada da religião, temos uma disciplina de Mitologia Comparada, ministrada por Glaudiney Mendonça, professor da UFC, e uma disciplina de História das Religiões ministrada pela professora Juliana Linhares, graduada e mestra em História pela UFC.  Em seguida temos: 7. Estudo de psicologia analítica, começando pelo conhecimento da técnica de diagnóstico das associações, da técnica de interpretação de sonhos e fantasias. Nesse sentido temos 3 disciplinas de fundamentos de Psicologia Analítica, ministradas pelo nosso coordenador, Heráclito Pinheiro (que também leciona as disciplinas de História da Psicologia Analítica e Epistemologia da Psicologia Analítica), que versam sobre os aspectos fundamentais da teoria como: O campo fenomenológico – Consciência – Funções psíquicas – Noções gerais dos tipos psicológicos – Inconsciente pessoal e coletivo – O conceito de arquétipo Teoria dos complexos – Símbolo e autorregulação psíquica – O Processo de Individuação – Unilateralidade e adaptação – A função dos sonhos etc, bem como uma disciplina específica sobre os métodos de interpretação utilizados por Jung. Entre outras disciplinas, temos as disciplinas de Tipos Psicológicos e Psicologia e Religião Ocidental, ministradas pelo professor Fernando Henrique, Psicólogo graduado pela UFC, especialista em Testes Psicológicos, as disciplinas de Sincronicidade e Fundamentos Teóricos da Prática da Psicoterapia, ambas ministradas pelo Professor Ricardo Ribeiro, psicólogo graduado pela UFC, mestre em Psicologia pela USP.

Nosso currículo contempla ainda diversas outras disciplinas como: Psicologia Analítica e Arte, Psicologia e Religião Oriental etc. O intuito do curso é, em termos acadêmicos, fornecer a formação necessária para compreender e utilizar a teoria e os métodos de Jung tendo em mente aquilo que o próprio Jung julgava ser fundamental. Nosso currículo foi elaborado pelo coordenador do curso, Heráclito Pinheiro, que é um reconhecido teórico e epistemólogo, que se dedica a estudar a obra de Jung há quase vinte anos e possui diversos livros publicados sobre a Psicologia Junguiana e Mitologia Comparada. Nosso curso é aprovado pelo MEC, segue todas as exigências necessárias para ser reconhecido como um diploma válido em todo o território nacional, e é expedido pela Faculdade Ratio.


Heráclito Aragão Pinheiro
Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (2006). É mestre em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de História e Psicologia, com ênfase em História Regional do Brasil e Epistemologia das Psicologias, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e filosofia da história, história das ciências, história das religiões, mitologia comparada, história antiga, epistemologia, Psicanálise freudiana e Psicologia Analítica.
Endereço para acessar currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3719511876084008
Carlos Getúlio de Freitas Maia
Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, pensamento grego, arte, pensamento ocidental e educação.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6564366367725365
Ricardo Nogueira Ribeiro
Possui Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Setor Fundamentos Psicológicos da Educação da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Integrante do INTER PSI - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, ligado ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP. Tem experiência em Psicologia, com ênfase na área clínica, e são de seu interesse os seguintes temas: Psicologia e Religião, Psicologia Analítica e Psicologia do Desenvolvimento
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5024448302815086

Eliana Coelho da Silva
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2010) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1036407053386488
Juliana Magalhães Linhares
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará(2011), Licenciada em História pela UFC(2007). Atualmente professora do curso de Pedagogia e História das Faculdades INTA e coordenadora de área do PIBID - História. Atuou no Departamento de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú, atuando também na rede privada de ensino superior na Graduação e Pós-Graduação na área de Ciências Humanas e Educação, com experiência em Educação a Distância - EAD.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1341793282507886
Glaudiney Moreira Mendonça Junior
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual, e coordenador do curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Interação, Comportamento, Entretenimento e Jogos.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7706674770409286
Fernando Henrique Sales Rodrigues
Tem experiência na área de Psicologia. Maior interesse na área clínica junguiana e fenomenológica, filosofia e bom interesse em Psicologia Cognitiva e Psicologia Social.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4320064898416274
Karine Alves David
Pesquisadora-doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Língua Portuguesa e Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Ministra em universidades públicas e privadas em cursos de graduação e pós-graduação as disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico (Letras, Direito, Administração, Psicologia, Pedagogia) e Projetos. É servidora pública de carreira da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Assumiu por quatro anos o cargo, no Governo do Estado do Ceará, de Diretora das Políticas de Livro e de Acervos da Secretaria da Cultura. Consagrou-se em 2010 enquanto Curadora Geral da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, evento de grande porte e projeto prioritário do Governo do Estado do Ceará. Após a Bienal, publicou o primeiro Anuário Literário do Estado do Ceará, enquanto Coordenadora Editorial daquele material. Foi convidada em 2007 pela CAPES para coordenar um curso de Língua Portuguesa no Timor Leste. Foi coordenadora das feiras de livro regionais do Ceará que aconteceram em Sobral e Juazeiro do Norte; coordenou a primeira Feira do Livro de Cabo Verde no Ceará e, também, organizou dez feiras de livro (Feira do Sebo) na Praça do Ferreira, Fortaleza-CE. Fez parte do Conselho Editorial e do Conselho do Mecenato da SECULT-CE e foi membro do Conselho do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) implementado pela SEDUC-CE. Foi, durante 2 anos, a representante da SECULT-Ce nos Fóruns Regional e Nacional de Secretários de Cultura, adquirindo bastante conhecimento e experiência nas grandes áreas da Cultural não só regional, como também nacional. Fez parte da elaboração do documento da Constituinte Cultural implementada em 2007 em 179 municípios do Estado do Ceará. De 2008 a 2010 foi membro da Comissão do Programa Mais Cultura do Governo Federal representando o Estado do Ceará. Participou, também, do Conselho de Suporte a Obras de Escritores Cearenses, secretariando o Ministro Ubiratan Aguiar. Desenvolve projetos de grande e médio porte no que concerne às áreas cultural, educacional, social, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo e inovação. Atualmente está desenvolvendo pesquisa junto à Universidade de Santa Bárbara - Califórnia sobre a aquisição da escrita no que concerne à argumentação com adolescentes que se encontram em estado de privação de liberdade no Estado do Ceará



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