quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Núcleo de Estudos von Franz

Iniciamos as atividades do núcleo de estudos Von Franz como um passo inicial e preparatório para, posteriormente, criarmos uma instituição de ensino e pesquisa em Psicologia Junguiana em Fortaleza.

Mesmo tendo começado há pouco tempo, o núcleo Von Franz já vem realizando atividades relevantes, como o grupo de pesquisas sobre o animus (a psicologia feminina), que começou com o estudo dos livros de Barbara Hannah sobre a temática e pretendemos que evolua para o estudo de obras literárias e, por fim, a publicação de uma série de ensaios sobre a temática. 

Também estamos realizando uma série de vídeos sobre temáticas diversas que podem ser acessados pelo youtube, com atenção especial para os fundamentos filosóficos da Psicologia de Jung. Já temos 2 vídeos sobre a temática enfocando Kant e James, dois dos principais filósofos que formam a base epistêmica de Jung. Segue abaixo o link para o canal do núcleo.


Nossos objetivos principais são o de fomentar a pesquisa em Psicologia Junguiana e a formação de pesquisadores e analistas, facilitar o acesso à Psicologia a pessoas interessadas de qualquer outra área,  bem como estabelecer um diálogo com outros campos do saber como a Literatura, Mitologia Comparada, Hermenêutica, História, Cinema e Filosofia. 

Temos muitos planos para o futuro e diversos colaboradores nas mais variadas áreas. Esperamos poder oferecer um espaço para o dialogo que seja não sectário, mas, ao mesmo tempo, pautado pela seriedade e rigor epistêmico. 

Segue abaixo o link para a nossa fanpage no Facebook. Esperamos contar com o seu apoio e entusiasmo, bem como sugestões e críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário