terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia dos Professores

Há tempos venho procrastinando escrever algo sobre o ofício de mestre, sobre a difícil e nobre missão de educar, mas resolvi em meio a tantas demonstrações de apreço a essa profissão finalmente deitar a pena ao papel. O faço principalmente pelo motivo de minha amada esposa Roxane ter recentemente se tornado uma mestra (concluiu o mestrado e começou a lecionar), e a despeito de ser uma neófita em sala de aula tem se mostrado uma ótima professora e melhorado suas habilidades rapidamente. A minha preocupação com ela, se junta aos dez anos lecionando na universidade e no ensino médio e a todo o meu constante estudo e pesquisa para que minha procrastinação finalmente chegasse a termo. Em que pese que já não leciono mais, mesmo assim o cacoetes de professor não me abandonam, estava eu certa feita, de volta aos bancos da universidade, quando um colega bem mais jovem veio tirar comigo uma dúvida e, quando terminei de falar ele disse “obrigado profess.. digo... err, obrigado”, e ontem mesmo estava ensinando as regras de War ao meu enteado quando ele me enterrompeu “mas profe, digo, tio Heráclito”, é uma profissão que deixa marcas...
Pois bem, devo confessar que não sei se sou bom professor, me inclino mais a uma resposta negativa, mas a labuta constante em sala de aula me ensinou uma coisa ou outra que creio poder ensinar aos que desejam se dedicar ao magistério, como é o caso de minha amada esposa. 
Jung certa feita disse que a matéria a ser ensinada é o minério, mas o afeto do professor é o calor que permite que ele derreta e seja moldado em algo útil, sem isso o ensino é estéril. Não ministre aulas se você não acredita nas pessoas, pessoas são algo estranho, misterioso e maravilhoso, e também algo único e irrepetível, em toda a história da humanidade jamais haverá uma outra Roxane M. S. Aragão Pinheiro, cada um de nós possui um germe de algo que só pode ser expressado por essa individualidade. Esse é o aspecto mais maravilhoso de ensinar, poder ver o desabrochar dessa semente em algo inusitado, inesperado e maravilhoso, isso leva muitos anos, mas é um dos milagres mais incríveis de se presenciar.
Não subestime seus alunos, não tente facilitar demais as coisas e nem os trate como idiotas ou criancinhas. Nem mesmo os idiotas e as criancinhas gostam de ser tratados assim. Tão pouco se faça de boazinha, ensinar significa gerar crises, aprender significa mudar, se adaptar significa uma mudança recíproca entre sujeito e objeto, sem passar pelas chamas dos afetos não há mudança. Deixe a vozinha infantil, o jeito de boazinha para os idiotas que lecionam e acreditam em empatia, empatia não lhe leva muito longe. Continue a dar as respostas rápidas e ferinas nos momentos precisos que você tem o talento de já possuir desde o início de sua carreira. Compaixão não se traduz apenas por gestos doces, abandone essa ilusão caso a tenha. Quando fui à primeira vez treinar com o Mestre Chan Kwok Wai, ele olhou para os meus movimentos e disse “ô, tudo errado”, eu sou grato até hoje por isso.
Não esconda nada de seus conhecimentos de seus alunos, não é você que seleciona o que eles podem ou não aprender, é quase impossível julgar o que alguém é realmente capaz de aprender, ensine o máximo que você puder. Eu não acredito em didatismos, em tentar tornar as coisas mais fáceis, há coisas que são difíceis, ponto, seus alunos, aqueles que realmente tiverem élan para aprender, serão movidos pela angústia a tentar aprender. O principal é ter você mesmo aprendido aquilo que você ensina, seja o ensinamento, o exemplo é um instrumento muito poderoso de ensino e, no fundo, a única ferramenta efetiva para se ensinar algo a alguém é a personalidade. Somente aquele que lutou com unhas e dentes para ser quem ele é pode ensinar algo, pois possui uma verdade (que é ele mesmo) a ensinar, e essa verdade é a possibilidade de viver uma vida única, com coragem e determinação.
Se preocupe com os seus alunos, mas não tenha pena deles, algumas pessoas só aprendem com a dor, outras precisam passar por grande agruras para aprender, no fundo, você jamais saberá o que o altíssimo quer de seus alunos até que aquela semente floresça e frutifique, até lá tenha esperança, se preocupe com eles, mas eles precisam se sujar, cair, chorar, tudo isso faz parte de aprender, de ser um ser humano completo.
Não tente ensinar algo em que você não acredita, nada de bom pode vir da contrafação, se não existir verdade no que você estiver ensinando está tudo perdido. Lembre-se que a farsa é a verdade do farsante, e é isso que ele pode ensinar, mas aos que não o são, é tolice insistir na contrafação e na mascarada.
Não se aborreça com a covardia e a estupidez, lembre-se de que esses são traços com os quais você sempre pode contar nos seres humanos, aprenda a ter paciência, a suportar a falha de seu próximo, mas lembre-se também que é o seu dever, devolver a eles a covardia e a estupidez. Diante delas jamais se acovarde eu se apequene, deixe que ela permaneça com os estúpidos e os covardes, jamais as aceite, jamais as receba. Não caia na armadilha de que tolice covardia não existem, elas existem, respeite os tolos e os covardes, sem eles não saberíamos quem são os argutos e os bravos.
Não tente mudar as pessoas, não existe nada mais violento, algumas vezes a mudança significa estar mais próximos de quem nós somos, mas em outras significa violência contra a personalidade, não se esforce por ajustar os seus alunos, todos os demais vão se esforçar para fazer isso, todos mesmo! Esteja sempre atenta a possibilidade de deixar que se manifeste o que há de único e maravilhoso neles, mesmo que isso os deixe desajustados, é um preço pequeno a pagar por se adaptado.
Saiba que existem muitas habilidades, muitas mesmo, não caia na bobagem de crer que tudo é para todos, não é. O fato de alguém não ser bom em matemática ou algo do gênero não significa que ele não possa ser bom em algo importante. Há pessoas que são boas em tratar as outras com o devido respeito, em cuidar de plantas, em ser bombeiros, nem todos devem ser cientistas ou professores universitários. No momento correto escute o seu coração e saiba incentivar seus alunos a seguir seu próprio destino, seja ele qual for. Eu era ruim em matemática na escola, e depois de três anos larguei a faculdade de veterinária, me formei em história, larguei o doutorado, voltei aos bancos da universidade como graduando... essas não foram escolhas inteligentes, mas foram as escolhas que me deixaram mais próximos de ser quem eu realmente sou.
Confúcio disse que seus professores foram todos os homens, os bons por lhe servirem de exemplo e os maus por lhe servirem de alerta. O mesmo Confúcio disse que existem 3 maneiras de se aprender, a mais nobre pela reflexão, a mais fácil pelo exemplo e mais amarga pela experiência. Esse grande professor chinês, certa feita, diante do mesmo questionamento feito por dois alunos diferentes deu duas repostas distintas, a um sugeriu cautela, pois era por demais ousado e ao outro sugeriu pressa e ousadia, pois este era tímido. Conheça os seus alunos e se interesse por eles, deixe que aprendam da maneira que puderem, saiba que sua vida não é modelar, pois é só sua, mas sua atitude e coragem de ser quem você é podem ser emuladas. Lacan certa fez disse a um aluno “faça como eu faço”, ao que o aluno perguntou “o que você faz?”, ele respondeu “penso por mim mesmo”.
Saiba que existem pessoas más, não invente desculpas para elas, deixe os canalhas serem canalhas, mas saiba exatamente o que eles são, não se iluda com “mas o fulano é prestativo”, “o sicrano é inteligente”, saiba que inteligência em gente ruim é defeito e que Hitler não fumava, era vegetariano, não bebia, gostava de animais e tratava com gentileza seus subordinados. Veja para além dessas coisas e aceite que o caminho de certas pessoas é a escuridão, deixe que a vida irá prestar contas com essas pessoas, mas se possível, e quando possível, lembre-se de que alguns canalhas merecem um belo cruzado de direita.
A minha amada esposa Roxane, e a quem mais interessar possa, esses são os conselhos que posso dar a qualquer jovem professor. Creio que meus melhores alunos ainda estão por nascer, certamente não os conhecerei, meus maiores mestres foram homens que jamais conheci, de quem fui discípulo póstumo como Jung e Campbell, a quem devo muito de quem eu sou hoje. Não tente competir com esses grandes modelos, mas trate de apresentar esses e outros mestres aos seus alunos, eles lhe serão eternamente gratos. Jogue tantas sementes quanto puder, cabe ao altíssimo, e ao altíssimo apenas saber se cairão em solo fértil ou entre as pedras. Espero sinceramente poder ter ajudado, creio que por escrito, sou melhor professor do que sem a mediação das letras, por isso dedico a você, amada esposa e admirada companheira esse modesto escrito.

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