segunda-feira, 11 de julho de 2011

Naruto e a Mitologia Oriental



O título do post alude ao título do livro que será lançado no dia 17 de Julho no centro de convenções durante o próximo SANA. Será o meu primeiro livro a ser publicado e versa sobre o pano de fundo mitológico utilizado por Kishimoto Masashi em sua obra: Naruto. Junto do lançamento farei também uma palestra sobre o tema do livro.

Escrevi esse livro – como por sinal vários outros ainda não publicados – durante o meu período do mestrado. Foi um tempo difícil, mas produtivo, escrevi muita coisa e, finalmente, uma delas será publicada. Como sou um grande fã de Naruto, e estudioso de mitologia comparada, foi relativamente fácil, e definitivamente, muito prazeroso, escrever o livro. Em seu formato final, ele só ficou pronto esse ano, quase um ano depois de tê-lo deixado de lado com algumas pontas soltas, especialmente as discussões sobre Xintoísmo, Taoísmo e Sennins, nos capítulos principais: Naruto e Sasuke respectivamente.



O livro é divido um capítulo para cada personagem, na realidade, não todos, apenas alguns que escolhi: Naruto, Gaara, Sasuke, Neji, Rock Lee e um capítulo extra sobre os Ninjas em geral. Espero que essa seja a primeira publicação de muitas que se seguirão, escrever e publicar um livro é algo deverás trabalhoso, bem mais trabalhoso do que escrever um Blog, e sem ajuda eu jamais teria conseguido. Merecem uma menção especial duas pessoas em particular, pelo incentivo e pela ajuda indispensável nesse processo. A minha namorada, Karine, e o meu grande amigo e parceiro Filipe, sem eles esse livro permaneceria guardado indefinidamente na memória do meu computador.

Ser escritor no Brasil não é nada fácil, mas, seguindo o exemplo de Naruto, esse é o meu sonho e não vou desistir dele, pois “esse é o meu jeito ninja!”. Espero que, outros fãs de Naruto, e pessoas com interesse em mitologia e cultura oriental apreciem o livro.

10 comentários:

  1. Parabéns, cara. Aprecio muito sua ideia e a apoio plenamente. Já até pedi esse livro como presente de aniversário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, espero que seja uma leitura divertida e instrutiva!

      Excluir
  2. definitivamente vou querer. parabéns pela bela iniciativa! A cultura japonesa é bastante difundida através dos animes e mangas, não podemos ignorar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, realmente há um tesouro de cultura oriental nos animes e mangás que merece ser mais explorado

      Excluir
  3. Grande Kotengu!! É o Onife aqui... Sempre conversávamos no fórum, que na época era Naruto Hajime, e explicava para nós sobre a mitologia envolvida. Lembro também quando decidiu tomar o partido do projeto. Fiquei bastante feliz quando vi o Oka com a cópia do livro. Parabéns!!! Espero ter podido ajuda-lo nem que seja pelas conversas e teorias malucas que postávamos. E obrigado pela citação nos agradecimentos. Vou comprar o livro para ver essa magnífica obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou muito sim, desculpa a demora em responder! A citação foi uma justa homenagem e um agradecimento, justamente pelos bons momentos que passamos debatendo nossas teorias sobre naruto, saudades do fórum! Qualquer coisa me adiciona no face e podemos conversar mais, grande abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ela não entrou no livro, pois com relação a essa personagem o Kishimoto não utilizou das mesmas referências à mitologia, logo não havia muito o que dizer sobre ela nessa perspectiva de uma mitologia comparada

      Excluir
  5. ola gostaria muito de ter o livro! mais não acho em nenhum site para compra!! e quando acho esta em falta!! sou um grande leitor da cultura japonesa e gosto muito de naruto! e quando ouvi falar do seu livro foi no programa da play tv!! mas não acho o sue livro!!!!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos o livro! Caso precise entre em contato com a Gambiarra livros na estante virtual.

      Excluir