sexta-feira, 4 de março de 2011

GRÃO MESTRE CHAN KOWK WAI





O texto que será reproduzido aqui é uma tradução minha para o português do original em castelhano, de um fragmento do livro: “Hung-Sing-Choy-li-Fat y ‘la palma de Hierro” de Carlos Moreira e Pedro Valência.

5ª Parte: Biografia do mestre Chan Kowk Wai, herdeiro da tradição de Cheun Hung Sing”.

Poucas vezes têm um estudante de Wu-Shu a oportunidade de encontrar-se com um homem que concentre em sua pessoa tantos conhecimentos sobre a arte marcial chinesa.

Nascido em 3 de Abril de 1935, em Cantão, começou desde a mais tenra idade sua carreira nas artes marciais. Aos 4 anos de idade todavia muito jovem para ser aceito com aluno por Chan Cheok Sing (o mestre de Choy-Li-Fat na sua aldeia natal), porém demasiado ansioso para aprender Wu-Shu, dedicava todo o seu tempo a assistir aos treinos, observando atentamente todos os detalhes e tentando memorizar os movimentos que logo praticava sozinho. Um dia estava tão entusiasmado com sua prática, que não se deu conta de que um dos discípulos do mestre Chan Cheok Sing lhe observava. Este impresionado com a abilidade do menino, o levou a presensa do mestre, o qual lhe pediu que lhe demonstrasse o que havia podido aprender por se mesmo. Depois de uma breve demonstração Chan Cheok Sing se deu conta das excepcionais qualidades naturais e de grande facilidade de aprendizado de Chan Kowk Wai, e rompendo com a norma aceitou o menino como seu mais jovem discípulo (a idade de 4 anos), dando início assim a uma brilhante carreira nas artes marciais chinesas.

Durante dez anos esteve Chan Kowk Wai sob a orientação do mestre Chan Cheok Sing. Já adolescente, a instabilidade políttica e social que assolava o continente chinês a partir da disputa de poder entre os comunistas e nacionalistas, obrigou sua família, como a tantas outras a emigrar para Hong Kong. Uma vez ali o jovem Chan Kowk Wai não perdeu tempo em contactar seu tio Ma Kim Fong, mestre do estilo Luo Han, uma das mais importantes escolas externas do norte que tem suas raízes no templo Shaolin de Honan.

Algum tempo depois, seu tio recebeu a visita de um amigo, outro grande mestre de Wu-Shu procedente também da China. Este não era outro senão Yang Sheung Mo, um mestre de Hung Gar que aos 35 anos de idade deixou suas aulas para seguir ao grande Ku Yu Cheung “A palma de ferro de Shaolin do norte”. Yang Sheung Mo foi o herdeiro da escola de Ku Yu Cheung em Gonshau, Cantão, porém as mudanças políticas ocorridas com a vitória dos comunistas a deixar o país como muitos outros mestres de seu tempo.. Yang Sheung Mo era muito famoso por sua “cabeça de ferro”, uma habilidade que desenvolveu a partir dos métodos de Chi-kung ensinados por Ku Yu Cheung.

Tinha acabado de chegar a Hong Kong e buscava um lugar para dar aulas e desenvolver sua preciosa herança marcial. Este fato levou a que o jovem Chan Kowk Wai lhe oferecesse sua própria casa como residência e seu pátio como escola, sendo esta a primeira escola de Shaolin do Norte fora da China Continental, e Chan Kowk Wai seu primeiro aluno.

Com sua natural habilidade e tendo o seu mestre em casa durante todo o tempo, Chan Kowk Wai não tardou em destacar-se muito do grupo de alunos que se havia reunido em torno de Yang Sheung Mo, ajudado por sua grande constância nos treinos, uma enorme vontade e não pouco sacrifício. Assilimilar a enorme bagagem técnica que lhe transmitia Yang Sheung Mo lhe obrigava nesta época de sua juventude a não ter praticamente nenhuma vida social. Nem cinema, nem festas, nem distrações; todo o seu tempo dedicava aos estudos e aos treinos de Wu Shu. Estes sacrifícios, no entanto lhe renderam uma recompensa: havia conquistado absoluta confiança de Yang Sheung Mo, e este lhe fez herdeiro de todos os seus conhecimentos.

A pesar de Ter uma vasta experiência em diversos estilos de Wu-Shu, Yang Sheung Mo era um homem de mentalidade aberta que incentivou a seu jovem herdeiro a tentar ampliar cada vez mais seus conhecimentos, Assim como o próprio Ku Yu Cheung havia feito em toda a sua vida. Também teve em sua juventude o raro privilégio de ser aluno dos “Cinco tigres do Norte”, os cinco mais famosos mestres do norte da China: O próprio Ku Yu Cheung  e Wong Lai Shen (ou Wah Lai Chen), mestre do estilo Luo Hap (ou Liu He, “as Seis realizações”) e de “Zhura Men” o “Estilo Natural” , também participou de um intercâmbio técnico com o mestre Tam Sam, aprendendo a linhagem Bak Sing do estilo Choy-Li-Fat das mãos de seu próprio criador.

Desta forma, Chan Kowk Wai dedicou todo o seu esforço a aprender dos melhores mestres do seu tempo. Além de completar seus estudos no estilo Luo Han com seu tio Ma Kim Fong, completou também seus estudos em outras escolas. Estudou o estilo de “Louvadeus Sete Estrelas” com o mestre Wong Hon Fan, o “Rei do louvadeus”; o estilo “Garra de Águia” com o mestre Chin Jin Man, da mesma escola do mestre Lau Fat Man, o “rei da Águia”; e finalmente o Choy-Li-Fat do mestre Yan You Chin, um médico herdeiro da mais pura tradição da linhagem criada por Cheun Hung Sing, que só quis Ter três discípulos em toda a sua vida.

O mestre Yan You Chin aprendeu o estilo de seu pai, yan Yim so, dentro da mais pura e severa tradição marcial seguida por sua família. Yan Yim So, juntamente com o famoso mestre Ho Ng’au, foi aluno por sua vez do mestre Gan Yu Tem, que juntamente com Chan Ng’au Sem eram os herdeiros mais importantes de cheun Hung Sing, o criador da escola de Fat Sam, considerado o co-fundador do estilo junto ao próprio Chan Heung.

Assim mesmo, Yam Yim So acrescenta um importante conteúdo técnico a sua tradição familiar de Choy-li-Fat depois de haver passado também por um período de aprendisagem com o monge Yien Sien, mestre do estilo Choy Gar.

Yan You Chin ensinou também a Chan Kowk Wai todos os métodos curativos da tradição dos grandes mestres das artes marciais, é por isso que o mestre Chan terminou por adquirir uma importantíssima prática na medicina tradicional chinesa..Seu grande poder interno, conseguido através  de muitos anos de prática do “Sino de Ouro”, lhe permitiu desenvolver a habilidade de curar com um método combinado de acupressura e Chi-Kung que poucos mestres podem igualar.

Além de seu longo período de treinamentos sob a tutela demuitos mestres, Chan Kowk Wai dedicou a maior parte de suas horas de descanso a ler e investigar a história do Wu-Shu e os seus personagens.

Possuidor de uma memória excepcional(e não poderia ser de uotra maneira para poder recordar os incontáveis grupos técnicos dos estilos que praticou), seu amplo conhecimento sobre as anedotes, datas e nomes de vários personagens históricos do Wu-shu não deixa de ser impressionante.

Em 1960, depois de haver passado mais de dez anos sob a orientação de Yang Sheung Mo, o então mestre chan Kowk Wai decidiu mudar-se para o Brasil, levando em sua bagagem um vastíssimo conhecimento de mais de dez estilos diferentes de Wu-Shu e um amplo arsenal de armas tradicionais, assim como um profundo conhecimento do “Chi-Kung” marcial e o método completo do “Sino de ouro” (Siu Cant Son) Do estilo Shaolin do Norte, um poderoso método que cultivou e desenvolveu da energia vital dirigido ao combate, o método que havia permitido a Ku Yu Cheung desenvolver sua incomparável “palma de Ferro” e a Yang Sheung Mo sua famosa “Cabeça de Ferro”.

Estabelecendo-se na cidade de São Paulo, participou da fundação do centro social chinês, onde deu aulas por um período de 12 anos, sendo o pioneiro absoluto no ensino das artes marciais chinesas no Brasil e um dos primeiros mestres no continente americano a aceitar alunos que não tivessem ascendência chinesa.

Acompanhando suas aulas na universidade de São Paulo, onde ensinou durante mais de sete anos, em 1972, juntamente com outros 46 alunos, fundou a “Academia sino Brasileira de Kung Fu”, que com o tempo se transformou na base da Associação sino-Brasileira de Wu-Shu e da Federação Brasileira de Kung Fu, congregando os demais mestres  de Wu-Shu do país para para trabalhar na divulgação das artes marciais chinesas.”

Este é apenas um pequeno fragmento de uma história que continua até os dias de hoje, pois mestre Chan e seu filho Tomaz Hon Kit Chan continuam até hoje o árduo e incansável trabalho de ensino e divulgação das artes marciais chinesas em nosso país.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário