Certa feita, Karl Kraus afirmou que “o segredo do demagogo é parecer tão tolo quanto a sua plateia, de maneira que estas pessoas possam se achar tão espertas quanto ele”. Quando assisti ao debate entre Kim Kataguiri, colunista da Folha, e Carina Vitral, presidente da UNE, ficou muito claro que ele não é um demagogo. Kataguiri é simplesmente tão tolo quanto a sua plateia. Durante o “debate” ele se viu acuado diversas vezes e, suas grandes sacadas, que tentavam levar “as cordas” Carina Vitral, foram rebatidas com tranquilidade, elegância e inteligência. Ao fim, sua fala se resumiu a frases feitas de alguns pensadores de direita, grosseria, deboche, e ignorância. Kataguiri desconhece de maneira crassa a nossa história, coloca sua filosofia de almanaque diante da realidade que tenta, em vão, interpretar, e apelava sempre para o argumento moralista conservador. Como não estava nas passeatas que pediam a volta dos militares, mas diante de uma jovem com real formação política, estofo teórico e vivência na militância, teve que amargar ouvir a verdade: que o MBL é um movimento oco, fake, que não possui real lastro social e não passa de uma página nas redes sociais.
O jovem Kim mostrou-se tão despreparado para encarar um debate real, que suas mãos crispadas, costas curvadas e o sempiterno olhar de soslaio, encarando o mediador e fugindo do olhar de Carina, eram tão ou mais reveladores de seu despreparo quanto suas palavras. Carina foi cirúrgica ao apontar que seu interlocutor, ao se mostrar agitado, falastrão e grosseiro, se mostrava por demais acostumado à linguagem do youtube, mas não ao debate de ideias. Infelizmente, sua geração parece ter sido educada a argumentar com os youtubers, figuras como Felipe Melo, Nando Moura, que confundem discurso de ódio com argumentos, ou mesmo, Olavo de Carvalho, que parte de verdades definitivas como o seu indefectível macartismo, e sua constante paranoia quanto à doutrinação marxista. Kim julgou, de maneira equivocada, que poderia se sustentar indefinidamente com likes, que jamais se defrontaria com alguém de vigor intelectual e moral capaz de fazer picadinho de suas pretensões intelectuais.
Toda democracia saudável necessita de uma oposição, precisa do debate e do contraditório, pois, uma parte da verdade só pode ser encontrada nesse contraditório, mas vivemos tempos muito difíceis para os conservadores e a direita. Com exceção daqueles que padecem de profunda ingenuidade, ou de uma miopia cognitiva das mais graves, é flagrante o quanto a figura de Katagiri é patética. Junto do seu deboche aparecem os mais horrendos preconceitos, a mais vil ignorância e a mais atroz pusilanimidade. Carina pontuou isso algumas vezes, ao afirmar que ele não entendia nada de educação e ao afiançar que o MBL tenta tomar para si o mérito de mobilizar os grupos conservadores da sociedade, quando o que realmente possui esse mérito é a pauta que interessa a essas pessoas. A melhor definição de Kim e seu grupelho é a singela afirmação de Carina: Kim é fake. Aqueles que o alçaram a uma posição de poder e liderança devem estar amargamente arrependidos, pois um demagogo deve ser fazer de bobo, sua estupidez precisa ser uma performance, mas no caso do jovem Kim, a tolice é um traço marcante de sua personalidade. É quase tautológico afirmar que ele é pueril, mas suas assas de cera já derreteram e ele se encontra em queda livre prestes a cair nas águas do esquecimento e do ostracismo. Assim como Faetonte, que ao saber que era filho de Apolo quis tomar as rédeas do carro que guiava o sol e findou morto, Kim está em um carro desgovernado, armado com as habilidades de um youtuber, mas trafegando no mundo da política real, onde ele tem que se haver com o contraditório. Resta ao jovem neoliberal talvez uma autocrítica, o que duvido que ocorra. Quiçá seus patrões encontrem alguém mais capaz, o descartem e comprem outro jovem para ser seu “poster child”.
O barão de Itararé afirmou que “o homem que se vende sempre recebe mais do que vale”, alguém deveria fazer um meme com essa frase o rosto de Kim, pois como se diz aqui no Ceará, ele não vale nem uma cibalena.
Falou tudo que eu queria falar quando assisti ao vídeo.
ResponderExcluirFalou tudo que eu queria falar quando assisti ao vídeo.
ResponderExcluirGenial o texto.
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirCerteza que viu o vídeo? Percebe-se que a Carina não consegue contra argumentar e inicia ataque contra o movimento MBL, até mesmo a idiotice de dizer ''aquela foto com o Cunha''. Porém a esquerda é cega. Convido para um debate.
ResponderExcluirKkklkkkkk Eu Assisti e discordo de cada linha que você escreveu.
ResponderExcluirtexto de esquerdista que só vê o certo nas atitudes dos seus ídolos como stalin, fidel e lula!
ResponderExcluira moça não o rebateu e nenhum momento com argumentos sólidos...."foto com cunha"...me poupe!