segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Termos em Japonês usados em artes marciais

Meikyokaiden

em japonês é 免許皆伝(めんきょかいでん)significa proficiência completa, ou "ensino de todas as técnicas secretas". o kanji significa permitir, escapar, desculpar, evitar, o kanji significa permitir, autorizar, licenciar, também desculpar, perdoar e absolver. O Kanji (presente no kuji kiri, pronuncia-se kai) significa todas, tudo, a totalidade. por fim o kanji significa dizer, reportar, comunicar, transmitir, passar adiante. juntos possuem o significa exposto acima, de proficiência completa.

os dois kanjis
免許, também podem ser encontrados na seguinte palavra: 運転免許証(うんてんめんきょしょう), "carteira de motorista".

Normalmente é um certificado recebido por algum praticante que tenha aprendido e conseguido maestria em todas as técnicas de um determinado estilo, incluindo as técnicas que são mantidas como segredo da escola e ensinadas a poucos (atualmente poucas escolas mantém ensinamentos secretos), assim como os títulos de shihan e shidoshi, o menkiyokaiden é uma tradição anterior a adoção do uso de faixas como forma de graduação, que começou a ser utilizado no período do pós-guerra.


Shihan

Na Bujinkan se fala o tempo inteiro em Shihan, título conferido a pessoas com faixa preta e pelo menos 8 dans (creio eu), pois bem em japonês se escreve assim: 師範(しはん), significa "título de mestre", é uma palavra formada por dois kanjis: se pronuncia , e significa mestre, professor, modelo, exemplo, encontra-se na palavra 教師(きょうし), um sinônimo para sensei, e também em 師匠 (ししょう) que significa mestre. o segundo kanji (ハン) significa modelo, exemplo. seria algo como um "mestre exemplar".

Sensei: 先生(せんせい) literalmente professor, a não ser quando vc se apresenta como professor, nesse caso é mais educado dizer 教師(きょうし), o primeiro Kanji é lê-se セン ou さき e significa antes, anterior, prévio. o segundo Kanji é lê-se (são muitas leituras vou postar 3 apenas): セイ, ショウ, e significa vida. seria, literalmente algo como alguém que "nasceu antes" ou que "começou antes na vida", no sentido tanto de alguém mais velho e experiente, quanto o de alguém que começou algo antes de vc, logo sabe o bastante para lhe ensinar, que está apenas começando.


Senpai::

先輩(せんぱい) o primeiro Kanji é o mesmo de sensei, então não vou ficar me repetindo. o segundo, significa um colega, um companheiro, tendo o sentido semelhante ao de sensei, mas nesse caso é um aluno senior, um aluno mais antigo e/ou mais velho.



Kohai:

後輩 (こうはい), estudante mais novo; (ハイ, やから), significa colega, camarada,  後 (, コウ, のち, うし・ろ, あと, おく・れる) significa posterior, depois, ou atrás.



 


Daisho

 designa as duas espadas carregadas pelo samurais a katana e a wakizashi. em japonês se escreve 大小, literalmente significa "grande e pequeno", nada de mais, para algo com uma mítica tão grande quanto as espadas japonesas.

 


katana:

  (かたな), é a famosa espada japonesa, como é fácil, uma frase bacana: 刀は武士の魂です traduzindo "a katana é a alma do guerreiro".

 


Wakizashi

 a espada curta carregada pelos samurais, em japonês: 脇差し (わきざし). o primeiro kanji "" se lê: わき ou キョウ e significa "lado", o segundo , lê-se , , e significa "disparidade" "diferença". juntos dão nome a espada curta do daisho. pra mim não faz muito sentindo apenas pelo significado, talvez designem a espada curta devido a sua pronuncia ou algo que o valha.

 


Shuriken e Kunai.

 primeiro a shuriken, em japonês: 手裏剣 (しゅりけん), o primeiro Kanji é bem fácil te, mão, (uma curiosidade, normalmente quando se está decorando o hiragana costuma-se decorar o pelo significado de mão, pois na mão as linhas as vezes formam essa figura), o seguinte é , ou うら, significa reverso, ou por dentro, pelas costas, a o último é ken つるぎ ou ケン com o significado de espada ou faca, no pronúncia tsurugi, ele significa as espadas chinesas de ponta triangular que cortam dos dois lados, ainda hj usadas em rituais Shintô.

O outro, Kunai,
苦無 (くない) é composto por (esse tem um monte de leituras, mas basta essa ;) ) que significa trabalho duro, sofrimento, dor etce, o segundo , な・い, significa ausência, falta. bom, a kunai era uma ferramenta, não uma arma, talvez por facilitar certos trabalhos e ser muito prática fosse escrita dessa maneira, mas isso é especulação minha.


Kanji

漢字, é composto por dois caracteres, o primeiro significa um homem, ou um Han, identificava essa etnia chinesa, literalmente é "chinês", visto que a princípio os chineses consideravam os bárbaros como "não-pessoas". o segundo é que significa letra, escrita, caractere, como em 文字(もじ) - letra - logo Kanji significa "letra chinesa", "escrita chinesa" ou "caractere chinês"

kama - (foice)

Kusari - (corrente)

Kusarigama - 鎖鎌 (foice e corrente)

Bo - (bastão)

Hanbo - 半棒 (bastão curto, literalmente "meio bastão")

 

Ninja

忍者(にんじゃ), ele é uma palavra formada por dois Kanjis, o primeiro: se pronuncia ニン, しの・ぶ, しの・び, しの・ばせる. significa: suportar, resistir, aguentar, ter paciência, ser silencioso, se esconder. é formado pela junção de dois kanjis, o de baixo é , こころ, coração, o que fica acima é , やいば, que significa lâmina. uma imagem muito sugestiva.

O segundo,
, シャ ou もの, significa pessoa e normalmente se usa em profissões como médico, dentista ou cientista (医者 ,歯医者,科学者). abaixo mais algumas palavras relacionadas a ninja.

忍び(しのび)
- Shinobi
忍術(に
んじゅつ) - Ninjutsu
忍法(にんぽう)
- Ninpo

Lança:  em japonês é "" se pronuncia: ソウou やり, a arte de manejar a lança é: 槍術(そうじゅつ).

Armadura
, em japonês: "", pronuncia-se: ガイ, カイ ou よろい.

elmo,
"", トウ, , かぶと.

arco,
""; キュウ, ゆみ. "caminho do arco": "弓道(きゅうどう)"; "arco e flecha": "弓矢(ゆみや)"

samurai
: ,

bushido: 武士道, o caminho do guerreiro.

 


kunoichi

 na verdade não se escreve com kanji, mas sim com kanas de katakana, mesmo assim vejam o kanji para mulher: , agora como se escreve kunoichi em katakana (na verdade o primeiro é hiragana): くノ一, se você juntar os três, como em um quebra cabeça, formam o kanji . assim me ensinou meu amigo Hendrik e repasso a informação a vcs.

 

taijutsu: 体術(たいじゅつ), o primeiro kanji significa corpo, o segundo arte, técnica, logo, artes corporais, técnicas corporais.

jujutsu: 柔術(じゅうじゅつ), o primeiro significa suave, gentil, flexível, etc, o segundo é o mesmo de taijutsu com o mesmíssimo significado. só por curiosidade, judo: 柔道; karate: 空手(からて)

 

Kenpo: 剣法(けんぽう)- técnica de manusear a espada
Shinken - 真剣(しんけん) - literalmente "espada verdadeira", uma espada com corte.
Kendo - 剣道 ((けんどう) - litaralmente "o caminho da espada"
Kenjutsu - 剣術 (けんじゅつ) - literalmente "a arte da espada"
Iado - 居合道 (いあいどう) - literalmente "caminho do... caraca, esse é complicado de traduzir... aprendam japonês, fica sendo só o caminho de desembainhar"
Iaijutsu - 居合術 - já devem ter pego o espírito da coisa...

 


Dojo

道場(どうじょう), o primeiro kanji é (ドウ, トウ, みち), significa caminho, estrada, rua, curso, rota. o segundo é (ジョウ, ) significa lugar, campo, espaço, sala, ponto. numa tradução aproximada, poderíamos traduzir como "lugar do caminho". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário