A pós-graduação em Psicologia Junguiana teve seu projeto
político-pedagógico elaborado a partir daquilo que Jung considerava como
necessário e indispensável para qualquer um que desejasse compreender sua
teoria e método terapêutico. Em
carta datada de 1935, destinada ao Dr. Otto Körner, falou sobre o currículo
básico para um psicoterapeuta:
Acho que seria proveitoso se o senhor comunicasse ao Prof. K a minha opinião sobre o currículo (da psicoterapia). Há tempos mandei ao professor Goring um memorando nesse sentido. Exijo sobretudos conhecimentos psiquiatria clinica e das neuropatias orgânicas. Em segundo lugar uma analise didática, 3. Certo grau de formação filosófica, 4. Estudo da psicologia dos primitivos, 5.ciência comparada das religiões, 6. Mitologia, 7. Estudo de psicologia analítica, começando pelo conhecimento da técnica de diagnóstico das associações, da técnica de interpretação de sonhos e fantasias, 8. Aperfeiçoamento da própria personalidade, a saber, desenvolvimento e diferenciação das funções que precisam de formação. Estas são as exigências que faço a um aluno. Naturalmente há poucas pessoas que podem satisfazer estas exigências, mas desde sempre me recusei a produzir artigos em série. Sobretudo não gostaria de dar a impressão de que acho que a psicoterapia é um brinquedo intelectual de crianças. (Jung, 2001, p.201).
Seguindo
as exigências proposta por Jung, elaborei nossa grade, no que concerne a
exigência número 3 “certo grau de formação filosófica”, há, em nosso currículo,
3 disciplinas de filosofia, enfocando os principais filósofos que influíram no
pensamento de Jung, ou com os quais teve de dialogar, com especial destaque
para Kant a quem ele se referia como “o meu filósofo”, bem como os filósofos do
movimento romântico e Platão, Aristóteles e Heráclito. Nosso professor das
disciplinas de Filosofia é Getúlio Zagreu, graduado e mestre em Filosofia pela
UFC (o currículo de todos os professores está no final desse texto). No que
concerne à psicologia dos primitivos, temos uma disciplina de introdução a Antropologia
e outra de Antropologia Religiosa, ministradas pela professora Eliana Coelho,
graduada e mestra em Sociologia pela UFC.
Quanto à exigência número 5, sobre ciência comparada da religião, temos
uma disciplina de Mitologia Comparada, ministrada por Glaudiney Mendonça,
professor da UFC, e uma disciplina de História das Religiões ministrada pela
professora Juliana Linhares, graduada e mestra em História pela UFC. Em seguida temos: 7. Estudo de psicologia
analítica, começando pelo conhecimento da técnica de diagnóstico das
associações, da técnica de interpretação de sonhos e fantasias. Nesse sentido
temos 3 disciplinas de fundamentos de Psicologia Analítica, ministradas pelo
nosso coordenador, Heráclito Pinheiro (que também leciona as disciplinas de
História da Psicologia Analítica e Epistemologia da Psicologia Analítica), que
versam sobre os aspectos fundamentais da teoria como: O campo fenomenológico –
Consciência – Funções psíquicas – Noções gerais dos tipos psicológicos –
Inconsciente pessoal e coletivo – O conceito de arquétipo Teoria dos complexos
– Símbolo e autorregulação psíquica – O Processo de Individuação – Unilateralidade
e adaptação – A função dos sonhos etc, bem como uma disciplina específica sobre
os métodos de interpretação utilizados por Jung. Entre outras disciplinas,
temos as disciplinas de Tipos Psicológicos e Psicologia e Religião Ocidental, ministradas
pelo professor Fernando Henrique, Psicólogo graduado pela UFC, especialista em
Testes Psicológicos, as disciplinas de Sincronicidade e Fundamentos Teóricos da
Prática da Psicoterapia, ambas ministradas pelo Professor Ricardo Ribeiro,
psicólogo graduado pela UFC, mestre em Psicologia pela USP.
Nosso
currículo contempla ainda diversas outras disciplinas como: Psicologia Analítica
e Arte, Psicologia e Religião Oriental etc. O intuito do curso é, em termos
acadêmicos, fornecer a formação necessária para compreender e utilizar a teoria
e os métodos de Jung tendo em mente aquilo que o próprio Jung julgava ser
fundamental. Nosso currículo foi elaborado pelo coordenador do curso, Heráclito
Pinheiro, que é um reconhecido teórico e epistemólogo, que se dedica a estudar
a obra de Jung há quase vinte anos e possui diversos livros publicados sobre a
Psicologia Junguiana e Mitologia Comparada. Nosso curso é aprovado pelo MEC,
segue todas as exigências necessárias para ser reconhecido como um diploma
válido em todo o território nacional, e é expedido pela Faculdade Ratio.
Heráclito Aragão Pinheiro
Graduado
em História pela Universidade Federal do Ceará (2006). É mestre em psicologia
pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutorando em Psicologia pela
Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de História e
Psicologia, com ênfase em História Regional do Brasil e Epistemologia das
Psicologias, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e filosofia
da história, história das ciências, história das religiões, mitologia
comparada, história antiga, epistemologia, Psicanálise freudiana e Psicologia
Analítica.
Endereço para acessar currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3719511876084008
Carlos Getúlio de Freitas Maia
Tem experiência na
área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos
seguintes temas: filosofia, pensamento grego, arte, pensamento ocidental e
educação.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6564366367725365
Ricardo Nogueira Ribeiro
Possui Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo
(USP) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE),
Setor Fundamentos Psicológicos da Educação da Faculdade de Educação de
Itapipoca (FACEDI). Integrante do INTER PSI - Laboratório de Psicologia
Anomalística e Processos Psicossociais, ligado ao Departamento de Psicologia
Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP. Tem experiência em
Psicologia, com ênfase na área clínica, e são de seu interesse os seguintes
temas: Psicologia e Religião, Psicologia Analítica e Psicologia do
Desenvolvimento
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5024448302815086
Eliana Coelho da Silva
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade
Federal do Ceará (2010) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do
Ceará (2014). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual Vale
do Acaraú. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da
Religião.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1036407053386488
Juliana Magalhães Linhares
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará(2011),
Licenciada em História pela UFC(2007). Atualmente professora do curso de
Pedagogia e História das Faculdades INTA e coordenadora de área do PIBID -
História. Atuou no Departamento de História da Universidade Estadual Vale do
Acaraú, atuando também na rede privada de ensino superior na Graduação e
Pós-Graduação na área de Ciências Humanas e Educação, com experiência em
Educação a Distância - EAD.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1341793282507886
Glaudiney Moreira Mendonça Junior
Possui graduação em Ciências da Computação pela
Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Ciência da Computação
pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Universidade
Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual, e coordenador do curso de
Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Tem experiência na área de Ciência
da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos
seguintes temas: Realidade Virtual, Interação, Comportamento, Entretenimento
e Jogos.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7706674770409286
Fernando Henrique Sales Rodrigues
Tem experiência na área de Psicologia. Maior interesse na
área clínica junguiana e fenomenológica, filosofia e bom interesse em
Psicologia Cognitiva e Psicologia Social.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4320064898416274
Karine Alves David
Pesquisadora-doutoranda em Estudos da Linguagem na
Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Possui Mestrado em
Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Língua
Portuguesa e Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
Ministra em universidades públicas e privadas em cursos de graduação e
pós-graduação as disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico (Letras,
Direito, Administração, Psicologia, Pedagogia) e Projetos. É servidora pública
de carreira da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Assumiu por quatro anos o
cargo, no Governo do Estado do Ceará, de Diretora das Políticas de Livro e de
Acervos da Secretaria da Cultura. Consagrou-se em 2010 enquanto Curadora
Geral da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, evento de grande porte e
projeto prioritário do Governo do Estado do Ceará. Após a Bienal, publicou o
primeiro Anuário Literário do Estado do Ceará, enquanto Coordenadora
Editorial daquele material. Foi convidada em 2007 pela CAPES para coordenar
um curso de Língua Portuguesa no Timor Leste. Foi coordenadora das feiras de
livro regionais do Ceará que aconteceram em Sobral e Juazeiro do Norte;
coordenou a primeira Feira do Livro de Cabo Verde no Ceará e, também,
organizou dez feiras de livro (Feira do Sebo) na Praça do Ferreira,
Fortaleza-CE. Fez parte do Conselho Editorial e do Conselho do Mecenato da
SECULT-CE e foi membro do Conselho do Programa Alfabetização na Idade Certa
(PAIC) implementado pela SEDUC-CE. Foi, durante 2 anos, a representante da
SECULT-Ce nos Fóruns Regional e Nacional de Secretários de Cultura,
adquirindo bastante conhecimento e experiência nas grandes áreas da Cultural
não só regional, como também nacional. Fez parte da elaboração do documento
da Constituinte Cultural implementada em 2007 em 179 municípios do Estado do
Ceará. De 2008 a 2010 foi membro da Comissão do Programa Mais Cultura do
Governo Federal representando o Estado do Ceará. Participou, também, do
Conselho de Suporte a Obras de Escritores Cearenses, secretariando o Ministro
Ubiratan Aguiar. Desenvolve projetos de grande e médio porte no que concerne
às áreas cultural, educacional, social, sustentabilidade e meio ambiente,
empreendedorismo e inovação. Atualmente está desenvolvendo pesquisa junto à
Universidade de Santa Bárbara - Califórnia sobre a aquisição da escrita no
que concerne à argumentação com adolescentes que se encontram em estado de
privação de liberdade no Estado do Ceará
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